sábado, 5 de dezembro de 2009

Classe média ou classe medíocre?


Na edição 572, de três semanas atrás (capa ao lado), a revista CartaCapital trouxe em sua páginas uma matéria sobre o imperdível blog The Classe Média Way of Life (que passo a listar na minha barra de sites recomendados).

Com ilustrações do camarada Maringoni (que, segundo o próprio autor do blog, captou o espírito de seus escritos) e texto complementar do Mino Carta (sempre melhor quando não está a tratar do caso Battisti), a matéria se torna uma saborosa degustação do que se pode, com fartura, encontrar no blog: um humor de aguçado vigor crítico, absolutamente sarcástico (e, como todo bom sarcasmo, é de uma sutileza incrível, capaz de deixar de boca aberta, sem entenderem nada, os representantes da classe média brasileira, explorada aspirante a exploradora).



E vejam como são previsíveis os "médio-classistas". Duas semanas depois, a revista (?) Veja traz como matéria de capa o que, segundo o blog acima citado, representa um "deleite sem limites para a classe média". Revistinha elitista, supérflua e mentirosa + defesa das obras de "autoajuda" = "orgamos múltiplos espontâneos nas salas de estar dos apartamentos e nas esperas dos consultórios odontológicos Brasil afora".

Segundo a Veja, é na autoajuda que "milhões de brasileiros encontram [...] soluções reais para seus problemas". Não é verdade. Os "ajudados" existem, sim, mas não são milhões. Formam, ao contrário, um clube seleto, composto dos que escrevem, publicam e/ou vendem esses livros, bem como daqueles que se utilizam dessa anestesia intelectual, que se contrapõe à reflexão crítica, para fortalecer a sua dominação.

Não digo mais nada, não quero estragar a surpresa. Acessem The Classe Média Way of Life, vocês não vão se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário