terça-feira, 19 de abril de 2011

Theatro Municipal e o presente de grego do Kassab

No ano em que o Theatro Municipal de São Paulo completa seu centenário de construção (e 30 anos de seu tombamento pelo Condephaat), o prefeito Gilberto Kassab caprichou na surpresa. Ele vem trabalhando, desde o ano passado, num enorme presente de grego, de fazer jus apenas à etimologia de "teatro", que por acaso vem do grego. Trata-se do Projeto de Lei 01-0009/2010, que versa sobre a criação da Fundação Theatro Municipal.

Vindo do executivo, o PL visa a passar a administração do Theatro Municipal da Secretaria Municipal de Cultura para a Fundação Theatro Municipal, por meio da criação, segundo declarações da própria Secretaria no ano passado ao "Estadão", de uma Organização Social (OS), modelo que é velho conhecido como forma heterodoxa de privatização, vide OSs na área da saúde em São Paulo e suas consequências nada sedutoras -- prestação de serviços ruim e falta de transparência no gerenciamento de recursos públicos.

A íntegra do PL pode ser acessada no site da própria Câmara Municipal: http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=36. A votação estava prevista para quarta-feira passada, mas acabou adiada para a próxima, dia 20/4. Com isso, estudantes da Escola Municipal de Música (EMM) ganharam tempo para se mobilizar e já preparam uma manifestação para o mesmo dia, com concentração às 15h, na própria Câmara, contra o que consideram a privatização do Theatro e a mercantilização da cultura na cidade.

Um comentário:

  1. Anteciparam a votação para agora, pelo que eu fiquei sabendo. Deve começar em meia-hora...

    ResponderExcluir